terça-feira, 8 de novembro de 2016

Respondendo TAG: 10 perguntas literárias

Conheci essa TAG no blog “Viciada em livros” e achei legal. Quem quiser responder fique a vontade e me avisa para ir ler, e deixa nos comentários uma indicação de livro. Vamos começar?

1.  Qual a capa mais bonita da tua estante?
Difícil, hein! A capa mais bonita  e colorida, que eu tenho, acho que é “Moda e Comunicação” de Malcom Barnard.


2. Se pudesse trazer um personagem para a realidade qual seria?
Jack Rider, do livro “Jogos do amor” (Tem resenha sobre ele aqui), sem pensar nem uma vez, amo amo amo ele desde quando li o livro na  pré-adolescencia. Jack é carinhoso, cavalheiro, gentil, esperto, atleta, inteligente...  tem lá seus defeitos. 

3. Se pudesse entrevistar um autor(a), qual seria?
Naomi Wolf, uma autora estadunidense feminista que escreveu o livro que usei como base para o meu TCC: “O mito da beleza”. Fantástico!

4. Um livro que não lerás de novo? Por quê?
Então, acho que não lerei por agora “Atos de amor” de Elia Kazan, é um livro erótico que, no entanto fala metaforicamente sobre as hipocrisias da sociedade, como as pessoas vivem de aparência e podem ser retrógradas e submissas. Não leria de novo (no momento), porque li duas vezes e acho que já é suficiente. Não é o tipo de literatura para distração.
(Por algum motivo, esqueceram do número 5, então criei uma pergunta para a TAG)
5. Livro que te causou alguma emoção e você não esperava (espanto tristeza, medo, risadas...)
O livro que me surpreendeu foi “O senhor das moscas”, de William Golding, é um livro premiado, com uma história com alegorias. É impressionante como em situações extremas um grupo de pessoas, independente de quem seja, pode tomar atitudes inimagináveis. 


6. Um casal?
Jamie Sullivan e Landon Carter, de “Um amor para recordar” escrito por Nicholas Sparks. O livro é bem diferente do filme. 
7. Dois vilões. (Pode ser tanto dois vilões que goste, como dois vilões que não goste).
Muito difícil gostar de vilões, por isso vou falar dois que eu "gosto", por motivos diferentes,  Draco Malfoy, de Harry Potter e talvez o Dexter, do livro Dexter (da série, assistiram?).  É estranho gostar de vilões, quase sempre os odeio mesmo.

8. Uma personagem que matarias (ou tiravas do livro)?

Uma personagem, de um livro que li recentemente e não gostei, e tiraria do livro com certeza (apesar da história girar em torno dela), é a Megan, de “A garota no trem”, acho a personagem fraca, sei que é o intuito da história mostrar essa fragilidade, disfarçada de esperteza, misturado com o estereótipo de garota, aparentemente, descolada, mas não gostei.

9. Se pudesse viver num livro, qual seria?
Livros de fantasia são os melhores para querer viver neles, tudo é possível. Pensando assim, gostei do “Orfanato da Sr. Pelegrine para crianças peculiares” me imaginei vivendo aquelas aventuras, seria divertido ver de perto como tudo aquilo aconteceu e, depois, óbvio, voltar ao mundo real (Resenha do livro aqui).

10. Qual o teu maior livro e o mais pequeno? (Em termos de páginas).
É quase uma competição, têm vários grandes, “Saco de Ossos” de Stephen King; “It – A coisa”, também de Stephen King , “As vinhas da Ira” de John Steinbeck ; “As crônica de Nárnia” volume único, possui 750 páginas, tenho "ciúmes", não sei porquê. Nem foi meu primeiro livro grande. O primeiro foi “Moglin”, mas esse eu não tenho. 

E o menor, que tem oito páginas, é “A Bruxinha colorida”, da Maria Auxiliadora Duarte. Eu sou uma fã de literatura infantil, tenho VÁRIOS livros e leio e releio sempre. 

É isso. Não se esqueça de comentar e indicar livros!

PS¹: Todas as fotos são minhas.
PS²: Preciso de uma câmera urgente para melhorar essas fotos, foi o maior malabarismo para deixar elas bonitinhas devido a baixa iluminação.


Beijos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube