sábado, 15 de agosto de 2015

Passei na universidade em outro estado, e agora?

Com o Brasil sofrendo essas grandes alterações positivas na educação, as oportunidades estão surgindo cada vez mais. Os programas como FIES, Prouni, Nossa Bolsa, Sisu, cotas proporcionam aos estudantes maior chance de ingressar num curso superior em universidade ou faculdade.

Nós, brasileiros, não estávamos acostumados com tais oportunidades, a uns 6 anos trás, mais ou menos, quantas crianças de periferia sonhavam em  ser médicos, advogados... e não conseguiam? Pode parecer drama da minha parte, mas isso era um sonho distante para muitas crianças brasileiras.

O sonho se tornou possível. As universidades agora têm mais cores.

Porem, ninguém avisou para esses jovens sonhadores que é necessário PLANEJAMENTO, e que deve começar a ser feito pelo menos 1 ano antes do ingresso na faculdade/universidade. 

Muitas pessoas tem a ajuda do pai e da mãe para pagar república, internado para meninas (très chic!!!), apartamento e por aí vai. Outros, por sua vez, que é a maioria dos brasileiros, não tem essa regalias, tem que conquistar as coisas com mais dificuldade, e se planejar com antecedência é a melhor opção.
Foto: Divulgação

“Como assim Hyasmin?” – Calma gente. Eu explico!

Fazer faculdade em outro estado não é para todo mundo, pois mora em capitais e etc, mas para quem mora no interior, e não tem universidade perto é mais que necessário. Para quem tem sonho de estudar numa das universidades da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) também terá que se planejar.

Não nos planejamos para estudar para o vestibular? Pensamos antes em qual faculdade queremos estudar? Que curso fazer? 
Então! É muita coisa, eu sei que é. Mas não tem jeito.

COMO SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE 
    
Outro lugar, outra perspectiva
Nos Estados Unidos é super comum adolescentes trabalharem no verão para ganhar dinheiro que vai ser usado para pagar a faculdade (porque lá, apesar de existir faculdade publica, nenhuma é de graça). Os pais também dão um jeito de ajudar; essa ajuda nem sempre precisa ser financeira, o apoio para guardar dinheiro já é muito importante. 


Modos de angariar dinheiro antes de entrar na faculdade
O governo fez um programa chamado “Menor aprendiz” que consiste em estudantes do ensino médio (de 14 a 18 anos) no período de 2 anos fazerem estágio e curso em alguma empresa credenciada. O dinheiro recebido na minha época era pouquinho, atualmente parece que aumentou bastante $$, não é uma fortuna, mas é bem interessante.

(Eu fiz! E foi super legal, até guardei uma graninha. Eu estagiava na contabilidade, um dia uma moça me perguntou – “Garotinha, porque você não guarda pelo menos R$ 50,00 do seu dinheiro todo mês?” E eu pensei: - É, porque não?)

Como economizar?

Algumas maneiras:
- É só guarda pelo menos metade, por todo esse período de trabalho/curso numa poupança que seus pais podem ajudar a abrir;
- Juntar a mesada;
- Colocar no cofre moedas de vários valores;
- Pensar duas vezes “Será que eu preciso comprar mesmo isso?”;  
- E diminuir as saídas com os amigos;
- Fazer um bazar;
- Vender doces...

Pronto! Você terá economizado bastante, para iniciar o processo. Podendo custear passagem, aluguel e alimentação para os primeiros meses.

Depois de estar dentro da Universidade: O que fazer?
O dinheiro não vai durar para sempre, mas o governo fornece auxílios para os estudantes cotistas, que tem bolsas ou de baixa renda, chamados de “Assistência estudantil”.  Na minha universidade, a UFES, o órgão responsável e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e essas bolsas são classificados com letras de A a D, e de acordo com sua necessidade receberá um valor X. Então, até você conseguir se cadastrar para receber esse auxilio, você conseguirá se manter com essa graninha guardada. 

Algumas universidades antigas do Brasil como USP e a UFOP possuem repúblicas que pertencem à universidade com os precinhos bem camaradas. No Espírito Santo, UFES, por exemplo, não tem, você terá que alugar uma residência, apartamento ou kit net. Tem um bairro, que fica em frente à faculdade que é praticamente “bairro dos estudantes”, mas os preços são um pouco elevados, muitos estudantes moram lá, e conseguem se manter com o auxilio, vivendo com o mínimo.

Com o passar do tempo...
As faculdades/universidades também oferecem vários projetos de pesquisas chamados de “Iniciação Cientifica” que você pode participar e dependendo do projeto e da nota atribuída na avaliação, você pode conseguir uma bolsa de mais ou menos 400,00 por alguma fundação como CNPq ou Capes (eu ganhei uma bolsa pelo CNPq). Além dos estágios em sua área, que a partir do 3° período, em alguns cursos, você já pode fazer.

No geral, é um pouco difícil. Mas as possibilidades são muitas. As dificuldades vão variar de acordo com as suas condições financeiras e vontade. Por isso, PLANEJAMENTO é a palavra. Converse com seu país, demonstre interesse e responsabilidade. Procure meios de realizar seu sonho e não desistir da vaga. NÃO TENHA MEDO!

Abaixo uma lista - boba - que eu fiz para vocês, (não precisei me planejar tanto assim, por isso que tá ruim) com coisas muito básicas, se inspirem e façam suas tabelas e listas também:
Foto: Hyasmin - Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) "Caminho para o Cemuni 1"
CLIQUE NA IMAGEM E BAIXE:
                






11 comentários:

  1. Gostei do post. Era o que eu precisava!!! Mas não entendi uma coisa, a frase "República, internado para meninas (très chic!!!) O que seria isso, internado très chic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico MUITO feliz por ter te ajudado. Essas palavras foi só sarcasmo em francês rsrs. Desculpa Fafal! Porque, na minha opinião, internato são bem caros (pelo menos para os meus padrões). Acho que uma república e um apartamento dividido por 5 pessoas é melhor.

      Excluir
  2. Olá! Eu moro no CE e pretendo entrar na UFF (RJ), porém tenho algumas dúvidas com relação a documentação. Se eu passar vou precisar me descolocar rapidamente da minha cidade até o campus da faculdade, que não é uma viagem nada curta, mas eu tenho parentes em Niterói. Seria possível que eles entregassem os documentos por mim? Para garantir a vaga? Ou somente o candidato pode entrar?

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,então,fazendo uma pesquisa rápida em alguns portais e editais encontrei que na primeira etapa não precisa ir até a universidade, pode enviar por email ou pela internet, mas a universidade não se responsabiliza por extravios, já na segunda etapa "(...)a segunda Etapa Presencial sendo esta pessoalmente ou mediante procuração particular)" também pode fazer a matricula presencial o responsável que comprovem parentesco com o candidato selecionado.Essas informações encontrei no edital da UFF para o SISU neste link: http://www.coseac.uff.br/2016/arquivos/SISU2016-1Edicao-ComunicadoOficialN03.pdf
      Recomendo entrar no site e acompanhar atentamente todos os editais que saem, porque neles estarão todas as informações. Porque não sei se algo pode mudar no ano que vem. Te ajudei? Beijocas E se tiver alguma dúvida pode deixar aqui.

      Excluir
    2. Ah sim! Eu andei pesquisando também.. vi que algumas faculdades aceitam uma pré-matricula online, depois disponibilizam alguns dias até a matricula presencial. Enfim, obrigada mesmo! Estava com essas dúvidas cruéis...

      Excluir
  3. Oi preciso da sua ajuda, estou perdido, não tenho com quem conversar e a ausência dos meus pais, pretendo cursar faculdade em outro estado e tenho muitas dúvidas para tirar.... Caso você tenha WhatsApp, email ou Facebook me fale. É urgenteeee :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não se desespere, nós nunca estamos realmente sozinhos. Já adianto: Ligue para a universidade/faculdade e se informe sobre a assistência e entre imediatamente nos grupos de facebook da faculdade para saber sobre acomodações com os próprios estudantes que já passaram pela mesma situação que a sua. Sempre aparece alguém para ajudar. Pode mandar e-mail para cafeenovasideias@gmail.com que eu respondo suas dúvidassem problemas.

      Excluir
    2. moça, me chame no Facebook(Raffah Pinheiro). Vamos conversar sobre isso.

      Excluir
    3. Raffah Pinheiro, manda e-mail para cafeenovasideias@gmail.com ou manda mensagem via direct pelo instagram aí eu te respondo com todo prazer qualquer dúvida sua.

      Excluir
  4. Recebi meu cartão ATM já programado e apagado para
    retire o máximo de US $ 5.000 diariamente por um máximo de 30
    dias via (wesleymarkhackers@gmail.com).
    Estou tão feliz com isso porque recebi meu na semana passada e usei-o para obter $ 150,000. Wesley Mark Hackers está dando
    O cartão apenas para ajudar os pobres e carentes, embora seja ilegal, mas isso
    é algo agradável e ele também dá crédito à taxa de 2%. Obtenha o seu de Wesley Mark Hackers hoje! Basta enviar um e-mail
    para (wesleymarkhackers@gmail.com)
    ou watsapp +16315383658

    ResponderExcluir

Facebook

Pinterest

Youtube