sexta-feira, 14 de setembro de 2018

BEM VINDOS DE NOVO!

Quem me acompanha no instagram ou facebook já sabia que algo estava por vir. Na verdade, quem acompanha o blog também já sentia que alguma coisa vinha por aí, devido a este texto aqui.

Mudar é necessário. Agora vocês estão conhecendo a nova cara do blog, o novo nome. Um passo arriscado para um blog que já tinha três anos de presença online. E mudar interfere nos algoritmos e pesquisas do Google. Não importa. Senti que era necessário. 

O conteúdo do blog muda?
De forma nenhuma, as mudanças são para melhorar a receptividade dos leitores (no caso, vocês S2) e deixá-los mais à vontade. Um nome mais enxuto, conciso e serio.  O conteúdo ficará mais "encorpado". O blog amadurece e receberá mais atenção desta que vos escreve. 

Por que você resolveu trocar o nome?
Quando criei o blog em 2015 eu tinha zero perspectiva sobre ele, era meu hobbie. Além disso, eu era mais menina, eu só queria criar um espaço onde eu pudesse me expressar da maneira que eu quisesse, sem regras editorias, sem pensar em métricas, dados, análises... Só queria me comunicar e compartilhar ideias.

Ainda quero estar aqui compartilhando ideias e informações, só que já não sou mais tão menina. Muita coisa mudou e o nome do blog passou a não fazer mais sentido. Comecei a acha-lo grande demais. Quando criei o blog não era este nome que queria, na verdade era  o único disponível rsrs. Mas eu gostava assim mesmo, estava despreocupada em relação a isso.

O nome "Café e Novas Ideias" (que era o antigo nome do blog)  foi meu primeiro passo. A minha pressa em criar algo. Era tipo “agora ou nunca”, e eu estava naquele momento cheia de  coragem para fazer o site e perder a vergonha de escrever; falar o que eu quisesse e compartilhar as informações que tinha dificuldade em achar, juntava tudo com cuidado e escrevia um post completo. Acredito que o "Café e Novas Ideias" foi minha transição da adolescência para a fase adulta.



Como foi o processo de mudança?
Depois de estudar mais sobre marketing, descobri a importância do nome (naming). Durante um mês fiz brainstorming e pensei em nomes que passassem a mensagem que eu queria. Que difícil! Mantenho esse blog sozinha. Tudo parte de mim. Tentei até pedir opiniões extras.  Mas no fim, decidi sozinha mesmo rsrs.

Finamente cheguei a este nome “Abeto de ideias” que funciona muito. Sempre fui ruim de dar nomes as coisas. Por isso, essa atividade foi a parte mais complicada. 

Por que "Abeto de Ideias"?
O nome é baseado em várias situações pessoais que não  foram vividas em  um mês. Sou eu e muitas das minhas vivências e memórias. Complicadíssimo explicar aqui o porquê dessa escolha. Mas vou tentar...

Minha família é muito conectada com a natureza.  Aqui em casa tem muitas plantas e arvores. As vezes, para produzir fotos ou me inspirar, eu corro para o quintal, pois  plantas dão um bom visual na decoração. Essa foi minha primeira associação, que deu origem a vários nomes (péssimos, só para deixar claro). E, óbvio, eu não queria nomes estrangeiros para não dificultar a escrita e nem a pronúncia. 

Uma das minhas datas preferidas e, talvez, a única que sinto que é indispensável passar com a família, é o  Natal. E qual é a arvore que usamos? Um pinheiro. O pinheiro é da família das pináceas que são plantas coníferas, que compõe a família do abeto; abies em latim. E pela grande diversidade de abetos, eles podem variar de acordo com local e região, podendo ter várias formas e cores. 

Fora que essa planta, tem muitas finalidades: enfeites tradicionais (árvore de Natal), ingrediente em cosméticos e  possui fins curativos.

Fiquei com esse nome na cabeça. Não saia mais. Parecia ideal e se destacou dos outros nomes. Falei em algum post que este blog/site teria foco em assuntos de educação  e entretenimento (filmes, cinema, livros, coisas aleatórias...).

Uma árvore; um pinheiro; uma pinha, cujo galhos, folhas, flores, casca e sementes são as ideias.

Tcharãn!!!!!

Tá, entendi! E a logomarca?
Bem, a logomarca deixei para mudar depois. Não queria que ninguém (me inclua nessa conta) tomasse um susto com tanta mudanças de uma vez só. Por isso, resolvi que faria por partes. Já tenho vários esboços da nova logomarca. Mas, antes de mudar vou preparando todo mundo soltando ela aqui e ali nas nossas redes sociais. 

É ISSO!

Então, Seja bem vindo de novo ao ABETO DE IDEIAS!

*No fim (ou no recomeço), tudo fará sentido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube