quinta-feira, 29 de junho de 2017

Dicas para o Enem

Faltam 4 meses e alguns dias para a prova do Enem e ainda dá tempo para estudar e tentar conseguir uma boa nota para conseguir uma vaga nas universidades.  

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)  agora, tem um novo reagrupamento das áreas. Primeiro dia cobrará ciências humanas e, segundo dia, matemática e natureza.

O Enem será constituído de uma redação em Língua Portuguesa e de 4  provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As 4 provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares:

Informação e quadro do Edital do Enem 2017
Antes da prova
  • Estude as matérias com que você tem mais afinidade e fique "fera" nelas. Separe um dia da semana para cada disciplina. Por exemplo:

Segunda-feira: Português e Redação
Terça-feira: Matemática  e Física
Quinta-feira: História e Geografia
Quarta-feira: Química e biologia
Sexta-feira: Redação
  • Treine a redação: Assista telejornais, leia jornais e revistas, pegue os principais temas mais comentados e redija textos argumentativos se posicionando contra ou a favor e dando uma solução; naquele esquema de introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.
  • Espere um dia e depois corrija a sua redação. A correção sozinha, sem alguém para fazer para você, exigirá um distanciamento do texto para ter uma opinião mais crítica. 
  • Leia provas de Enem's de anos anteriores que estão disponíveis na internet e os jornais e revistas, normalmente fazem cadernos especiais.
  • No primeiro dia as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias e terá duração de  5 horas e 30 minutos. No segundo dia de aplicação do Exame serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Por isso, pratique as provas e no tempo. 

No dia da prova
  • Chegue 1 hora antes, os portões abrirão ao 12h (horário de Brasilia) e fecharão as 13h; as provas se iniciam as 13h e 30min. Então acorde cedo, para isso é importante ter uma boa noite de sono na noite anterior a prova.
  • As provas, a partir deste ano (2017), acontecem em semanas diferentes, aos DOMINGOS, especificamente nos dias  5 e 12 de novembro.
  • Leve alguma coisa para comer, um doce e um salgado, não precisa levar a geladeira ou a dispensa inteira, pois você vai fazer uma prova não um piquenique.
  • Leve água; canetas esferográficas transparentes de tinta preta, borracha e lápis (este ultimo para rascunho); documentos com foto e o cartão de inscrição. Prepare uma bolsa com tudo dentro um dia antes e deixe organizada para os dois dias de prova. 
  • Evite acessórios como boné e óculos escuros, qualquer coisa que tampe o rosto. Não leve eletrônicos e se levar celular mantenha desligado e dentro da bolsa no chão ou embaixo da cadeira. 
  • Fique calmo, respire, espere o aplicador dizer que pode abrir a prova, folhei a prova e certifique que tem todas as questões; leia as questões e comece fazendo o que você já sabe, e depois, faça as demais. 
  • Na redação, use a folha de rascunho para começar esboçando suas ideias. 
  • E fique atento ao tempo de prova que o aplicador, normalmente, coloca no quadro.

Eu, realmente, não gostei deste novo formato de prova em semanas diferentes, talvez isso atrapalhe mais ainda os estudantes e pode acarretar em mais atrasos. Pois sendo no final de ano muita gente viaja. O reagrupamento também tornou a prova mais difícil de se fazer. 

Infelizmente, o Enem está cada vez mais acadêmico no sentido universitário, exigindo conhecimentos de faculdade para provas que adolescentes, no ensino médio, irão fazer. Por isso, não pode dar bobeira, principalmente os estudantes que não tem condições, ou oportunidade, de fazer cursinho preparatório.

Mas tenha fé e acredite em você e tudo dará certo. 

Alterações do Enem (Arte- portal G1):


Bons estudos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube