quarta-feira, 26 de abril de 2017

Vida Acadêmica: Assistência Estudantil ou Bolsa Permanência e o NIS

Sei que tem muita gente que entra na universidade super novo ou sem saber como conseguir sobreviver no meio de um monte de xerox, livros e ficar muito tempo na universidade estudando exige uma alimentação minimamente digna, e para isso precisa de dinheiro. Certo?

Então vou explicar para vocês como conseguir a Bolsa Permanência ou Assistência Estudantil através de um cadastro simples cujo número (NIS) de sequência curta  ajudará vocês. O texto é grande, mas vale a pena. 

Imagem da internet
Eu já comentei neste post sobre como sobreviver na Universidade sendo pobrinho ou morando em outro estado. Pois bem, sinto que muitos tem dúvida em relação a Assistência Estudantil, chamada também de Bolsa permanência,  com o intuito principal de evitar a evasão escolar,  um benefício que o governo repassa para as universidades, que através de uma triagem de estudantes e de uma análise de alguns documentos seleciona quais realmente precisam desta ajuda financeira,  que é pouquinho, mas para quem não tem nada faz toda a diferença. 

Existe um cadastro chamado Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), vinculado ao Governo Federal com o propósito de identificar as famílias de baixa renda brasileiras que possui um número chamado NIS,  este número serve para dezenas de coisas:

  • Pagar menos na energia elétrica;
  • Conseguir isenção de taxa em Concurso Público;
  • Bolsa Família, entre outras coisas
E para vocês serve para conseguir de forma mais rápida a Assistência Estudantil

O que é  o NIS?

NIS significa Número de Identificação Social. É um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social) é de caráter único, pessoal e intransferível. 

OBS.:Para quem é trabalhador já ouviu falar dele no site da caixa para recebimento do FGTS. NIS é similar ao PIS neste casos.

Onde fazer? 

Você tem a opção de fazer online,  mas recomendo MUITO ir em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  são responsáveis pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do sistema único de assistência social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

Os serviços do CRAS destinam-se em especial à população que vive em  privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros. (Informações site Prefeitura de Vitória/ES).

Para cadastrar o NIS, se dirija ao CRAS mais próximo de onde reside levando originais do documento de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho de todos os membros da família, além de comprovante de residência. No caso de menores de 18 anos, deve-se levar certidão de nascimento.

É muito simples fazer o NIS. Os CRAS atendem diariamente dezenas de pessoas com famílias grandes e com muitos problemas, e não só você estudante universitário, portanto  é importante nestes casos chegar cedo e ter paciência, porque em alguns lugares a espera deve ser muita. E procurar com antecedência as datas que o CRAS de sua região disponibiliza para fazer este tipo de cadastro. 

OBS.: Se você já recebeu bolsa família,  ou sua família já foi beneficiária de algum programa do governo, e você não recebe mais,  não tem importância,  o número de seu NIS é seu, não muda,  o que você vai precisar é atualizar seus dados,  que depois de dois ou três meses o número de seu NIS fica pronto e poderá ser utilizado para o que ele está sujeito. 

VOCÊS: Mas, Hyasmin, eu preciso desse número rápido três meses é muito,  não dá para esperar tanto!? 

EU: Calma lá! 

Quando você for fazer cadastro ou recadastro peça um protocolo ou algum papel/recibo que conste que você fez o cadastro do NIS. Em caso de recadastro,  leve seu número inativo mesmo e explique as pessoas da banca examinadora dos documentos da sua universidade sua situação atual. 

Quais são os valores da bolsa? 

Aqui,  na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) as bolsas são divididas em categorias identificadas com letras. (Deixando claro que para receber auxílio moradia, por exemplo, só se você morar em repúblicas). 
Os auxílios estão agrupados em:   

Auxílio A: Material de Consumo, Moradia e Transporte  
Auxílio B: Material de Consumo e Moradia  
Auxílio C: Material de Consumo e Transporte  
Auxílio D: Material de Consumo

E depois que eu fizer o NIS, qual o próximo passo?

Depois que você estiver com o NIS em mãos ou o protocolo, se encaminhe para a universidade e fique atento a tudo que saia no site sobre a Bolsa Permanência  (na UFES, existe um site que é o da PROAECI) para saber quando começa o cadastro e recadastro para recebimento da assistência. 

Aqui, no Espirito Santo,  a UFES, logo quando sai o edital, solicita que o estudante entre no seu portal do aluno,  que tem o link para o seu portal da Assistência Estudantil, lá você coloca seus dados e renda da sua família e o número do seu NIS. Imprima, anexe a cópia de seus documentos que o edital pede e vá a Universidade com eles. 

Repito: Fique atento aos editais,  leia sempre com atenção. 

Esperto ter ajudado. 

Se sua situação financeira melhorar no decorrer da Vida universitária você atualiza o cadastro com novos dados e deixa de receber a bolsa dando a oportunidade para outro. 

Beijos e até a próxima 

2 comentários:

  1. Isso tá valendo para o ano de 2018 ? Que informaram minha filha q lá não tem o programa bolsa permanência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está por qual programa? Prounu e Nossa bolsa tem uma assistência direto do governo. E as universidade federais tem assistência que você faz na Pro-Reitoiria. O Brasil está uma bagunça, o atual governo Temer está fazendo cortes justo na educação. Para ser sincera acho que por isso sua filha esteja com tanta dificuldade para conseguir e sem informação, não só ela mais uma grande quantidade de estudante. A hora é aproveitar as eleições e votar, porque com certeza é esse novo governo que irá dizer se o Brasil melhora ou não.

      Excluir

Facebook

Pinterest

Youtube