sábado, 6 de outubro de 2018

Resenha: O livro "Unhas" é um guia que une empreendedorismo e beleza


Todas as fotos são de Abeto de ideias por Hyasmin Silva
O livro "Unhas" de subtitulo "Técnicas de embelezamento e cuidados básicos com mãos e pés", foi lançado em 2012, pela editora Senac. Escrito por Ana Lucia Prôa e Silvia Marta Vieira, é direcionado para profissionais iniciantes ou profissionais que queiram se atualizar. O livro é curto, possui apenas 128 páginas. 

O exemplar é um guia para empreendedores no setor da beleza. O livro é focado em unhas, um passo a passo para o designnail art e cuidados essenciais.

Dividido em  5 (cinco) capítulos:
1) O mercado da beleza
2) O ambiente é tudo
3) O maravilhosos universo de pés e mãos e unhas
4) Manicures em ação
5) A moda e as unhas

O conteúdo do livro tem recomendações de marketing pessoal (vender seu peixe), com dicas que melhoram e diferenciam o seu trabalho da concorrência: a melhor forma de se vestir, postura, como lidar com os clientes etc. Além de esclarecer porque este mercado da beleza é, atualmente, uma promessa de bons negócios e lucro.

No decorrer do livro, apresentam técnicas inovadoras de tratamento da unha, esmaltação e as diferenças entre manicure, podólogo e dermatologista. Chamam atenção para cuidados diferenciados com diabéticos e grávidas, por exemplo. Apresentam, ainda, algumas histórias de sucesso para inspirar o leitor(a). 

A unha não é mais um detalhe, é um acessório no mundo da moda. A imagem é tudo. Com os avanços sociais os homens apostam na beleza e na boa aparência sem medo, tem até o termo "masculinidade suave" (estilo famoso na Coréia do Sul). Por isso, os homens são potenciais clientes fiéis.  

O livro aborda alguns elementos relevantes do trabalho como higienização dos materiais; esterilização; materiais indispensáveis de uso diário; diferentes doenças que podem aparecer nas unhas, como identificá-las e proceder; tipos de massagens e materiais descartáveis.

O que deixa a desejar é a diagramação. Infelizmente o livro perde muito na qualidade visual pela má formatação e as figuras em preto e branco são muito escuras, podiam ser coloridas, para dar mais qualidade ao produto final (o livro) e melhorar a leitura e o aprendizado do leitor (a). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube