sábado, 15 de outubro de 2016

Aprendendo inglês sozinho



Aprender uma segunda língua é um aprendizado contínuo, há sempre uma palavra a ser descoberta. Muitas pessoas, realmente aprendem sozinhas, são autodidatas, mas do que ter facilidade em aprender, precisa ter dedicação e cronograma de estudo.

Estudar sozinho tem suas vantagens, como por exemplo, você faz o seu horário, dessa maneira você pode estudar mais horas do que num curso.

Tem suas desvantagens também, pois não terá ninguém para corrigir seus exercícios. No meu caso, a escrita e a leitura desenvolvi quase estudando sozinha, escrevo textos e leio qualquer livro muito bem. Por sua vez, o “speaking” sinto a necessidade do curso (e de uma bela viagem internacional). Deixando de falar de mim, vou dar algumas dicas do que eu faço para tentar melhorar meu inglês.

Não precisa levar ao pé da letra, e nem digo que essas dicas são as corretas, cada um é cada um, portanto escolha o melhor método para você ou faça uma releitura de algum desses que cito logo abaixo.


Vamos começar:



1_ Assistir filmes legendados:



Sim, isso você já deve ter ouvido de várias pessoas: “Assiste filmes legendados que ajuda muito!”. Realmente ajuda, com o tempo nem de legenda você vai precisar mais, além de aprender a pronunciar as palavras corretamente você de quebra ainda aprende como aplicar numa frase, descobre seus sinônimos. E mata dois coelhos com uma cajadada só.

Escolha os filmes que você mais gosta e sabe as falas, e assista-os com legendas em inglês e, em seguida, sem legenda (ou já sem legenda direto). 

No caso, se você está aprendendo determinada língua, seja ela, italiano, francês alemão, chinês assista o filme na língua original da que você quer/precisa aprender.


2_ TED Talks


Para quem está aprendendo inglês recomendo MUITO os vídeos do TED talks: Ideas worth spreading, é muito bom: sotaque, palavras, conteúdo; da para aprender muito e ficar informado. Os palestrantes são super engraçados (na maioria das vezes) e fazem palestras com temas variados. Procure assuntos do seu interesse e aprenda se divertindo. O conteúdo é avançado, devido a linguagem dos palestrantes, mas acho que não impede alguém que está iniciando os estudos assistir também.

O que é o TED?

TED (abreviação para Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinados à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezesseis minutos. (Fonte: Wikipédia)

3_ Adquira livros:

Nada vai te ensinar melhor o inglês (além dos professores habilitados) que livros. Existem vários livros em inglês: tem os de histórias, os de gramática, de teste de proficiências, maquiagem e alguns vem com CD. Você lendo, acompanhada do CD, verá como se escreve e pronúncia a palavra. Possuindo só o livro, você saberá como construir frases, vai melhorar a escrita e os seus olhos vão se familiarizar com as letras, e quando você assistir um filme ou ouvir algum grupo de gringos falando, reconhecerá a palavra. Vale todo tipo de livro!

4_ Cursos online



O governo federal tem o programa Idiomas sem fronteiras (não sei até quando, porque Ciências sem fronteiras foi extinto para graduação), contendo a plataforma My English Online, pode se cadastrar no site qualquer estudante de instituição pública superior ou estudantes de faculdades privadas que obtiveram mais de 600 pontos no Enem (estas são informações que eu obtive na época que fiz). 

Depois de se cadastrar, você passa por teste de nivelamento que dura alguns minutos e daí você entra em alguma etapa: básico, intermediário, avançado ou curso preparatório para teste de proficiência. Participando do My English Online você é convidado para realizar o teste de proficiência  TOELF ITP gratuito para avaliar seu nível inglês.

Vale muito a pena. Você aprende muito, para passar de fase, do intermediário para avançado, por exemplo, no final de todo as atividades, que incluem leitura de textos acadêmicos, interpretação de texto, conversação (muito completo) você tem um progress test, ou seja, um teste final que avaliará se você está apta (o), ou não, para a próxima fase. Às vezes o speaking trava ou aparece algum problema, mas nada grave, é só acionar a secretaria online. É muito bom, e não sei se existe um portal tão completo quando esse disponível de forma totalmente gratuita.

Além disso, tem a plataforma Idioma sem fronteiras (IsF), que oferece aulas presenciais, online e testes de inglês, francês, espanhol e outros. Entre no site e divirta-se.

5_ Aplicativos de inglês:


Não sou daquelas pessoas que tem uma infinidade de aplicativos no celular. O problema não são eles, sou eu. Parece que não os uso com a frequência que deveria, os acho extremamente chatos e não gosto daqueles que te fazem fazer login sem necessidade; abri uma exceção para os de rádio e jornais


Esse é o app da BBC NEWS (British Broadcasting Corporation) responsável pela área de jornalismo e notícias da corporação. Não precisa fazer login.
Tem várias notícias separadas por assuntos: Business, technology, science, entertainment etc. Além de você se manter informado com as noticias do mundo, que é sempre atualizado, pode assistir e ouvir as notícias. Não tem como praticar a escrita nem a fala, mas a leitura e a compreensão sim. 


Rádio Fox News é uma rede de rádio americana programado por Fox News Channel. Não precisa fazer login. É possível ver os episódios de podcast e ver as notícias locais em uma única tela. Pode ouvir a rádio ao vivo (menos exigência de armazenamento) ou baixar e ouvir quando estiver offline. As noticias aparecem escritas e com o áudio, pode-se ler  e ouvir ao mesmo tempo a notícia. É excelente.



Ouço falarem muito bem do:


O Duolingo é legal, já faz muito tempo que usei. Você vai passando de fases e desbloqueando as novas etapas e a dificuldade vai aumentando. E o mais famoso dos aplicativos que ensinam inglês, também tem uma versão ensinando espanhol, alemão, italiano entre outros idiomas. 

Não precisa fazer login. Acho-o interessante para quem está iniciando. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Os pontos positivos e que tem um design maravilhoso, e bem lúdico, interativo, pode-se treinar a escrita a fala e leitura. O negativo; é muito básico. 

O Lingua.ly eu nunca usei, precisa fazer login. Está é a descrição do site: “Ele funciona como um repositório de palavras, permitindo a você buscar, traduzir e armazenar todas as palavras que não conhece de um jeito prático.
Além disso, o programa também oferece um modo de leitura, que seleciona automaticamente textos que contém as palavras que você coletou, e também um modo de treino, para que você consiga memorizar todos os novos vocábulos que aprendeu. Download: AndroidiOS
Então é isso! Comente: Quais são os meios que vocês usam para aprender inglês ou outro idioma de interesse?
Beijos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube