terça-feira, 21 de abril de 2015

Intercâmbio, aí vou eu!: Mext

Já pensou em estudar na terra do Picacku ou Inu Yasha? Com certeza sim! Não garanto que você verá esses personagens na rua, mas estudar no Japão e super possível. Deixando as brincadeiras de lado e falando sério, fazer o ensino superior no Japão deve ser sonho para muita gente.  

Para quem é um desses apaixonados pela cultura japonesa e está interessado em estudar com bolsa 100% no JAPÃO devem ficar atento, a partir do mês de maio/2015 começam as inscrições para a bolsa MEXT. A inscrição é gratuita.

O processo de seleção para a bolsa é difícil, competitivo e pouco divulgado. O Brasil tem a maior comunidade de japoneses fora do Japão, que fica no bairro da liberdade em São Paulo (clique aqui, aqui com dados do IBGE e aqui para saber mais). Além de disputar com brasileiros, você irá disputar com brasileiros descendentes de japoneses que falam não só inglês mais japonês também.  Porém, não desanimem diante as adversidades.

Foto: Divulgação

O que é a bolsa Mext?
O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas.

No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vem sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares), desde 1956.

Foto: Divulgação
Inscrição, requisitos e processo seletivo:
As inscrições para pós-graduação começam no mês de maio (ainda sem data definida) e as inscrições para as bolsas de graduação, ensino superior profissionalizante e curso técnico profissionalizante abrem em junho (sem data definida). Fiquem atentos no site do consulado para não perder a inscrição. LEIA O SITE ATENTAMENTE!
No total são 6 tipos de bolsa: de graduação, pós-graduação, profissionalizante, técnico, treinamento para professores e língua e cultura japonesa para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto. No site do consulado você vai ver o que cada uma oferece e ler atentamente as informações adicionais. As inscrições são feitas pessoalmente ou por meio de procuração, tem modelo disponível no site e cada consulado corresponde há uma jurisdição.  

Como disse no texto acima, sou leiga no assunto bolsa Mext, não sei como são as provas, nem como funciona o processo seletivo e nem se tem algum custo extra (tipo provas de proficiência). Quando descobrir, faço um update aqui, por enquanto é isso, não quero passar nenhuma informação equivocada. 

O que sei do Japão
Não posso falar com propriedade sobre o Japão, pois nunca estive lá, o que sei limita-se a livros e notícias do meio de comunicação. Apesar de não ser o primeiro país, segundo ou terceiro que quero conhecer, o Japão tem um espaço cativo no meu futuro caderno de viagens, quero muito conhecer os restaurantes temáticos (ouvi dizer que tem o do Final Fantasy), visitar templos e andar por horas nos jardins rosa¹. É engraçado como não sei quase nada do Japão, e o que acho que sei é tão estereotipado. 

   Foto: G1 - Kazuhiro Nogi/AFP (Parque Tatebayashi)

                                                              Foto:Divulgação - Final Fantasy
Entretanto, o Japão não é só atrativos turísticos e games, a educação japonesa é um exemplo. Estudar nesse país deve ser inspirador e divertido e ao mesmo tempo desafiador. Brasil e Japão têm historias distintas e costumes mais ainda. Prepare-se para essa jornada, estude para passar no processo seletivo da bolsa e fique ciente que os desafios serão diários.

Achei algumas pessoas que tem blog na internet que conseguiram a bolsa Mext, mas não consegui entrar em contato, deixo aqui o link para quem se interessar entrar no blog para saber a experiência deles lá: clique aqui .

¹A flor de cerejeira - sakura - é a flor símbolo do Japão. A floração do sakura é muito comemorada por marcar o início da primavera e o fim do inverno rigoroso.


Beijos, boa sorte e até a próxima

2 comentários:

  1. Moça, os links não estão disponíveis por assim dizer... fiquei bem interessada no assunto e principalmente bos blogs que você citou das pessoas que conseguiram a bolsa. Tem como repassar, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o link, tenta copiar e colar no navegador. Menino, estava buscando essas pessoas que tentaram o MEXT, e a página delas está há uns anos sem atualização. Tenta procurar um pouco em foruns ou grupos do facebook. É a melhor maneira. Porque blogs e fanpages, as vezes as pessoas abandonam por causa do ritmo da vida. Eu nunca tentei esse programa porque não sei nada de japones e para ser sincera é um dos intercâmbios com menos informações disponiveis. Se você quiser e tiver interesse recomendo mandar email e telefonar para o programa mesmo. Ai você tira suas dúvidas direto da fonte.

      Excluir

Facebook

Pinterest

Youtube