sábado, 2 de junho de 2018

Minimalismo: o estilo de vida para vencer o consumismo


Oi!

Há um tempo atrás falei sobre a moda minimalista aqui e que não gostava, pois se apropria de uma discussão importante esvaziando o real sentido, mas não me aprofundei muito no assunto e faço isso agora. 

O capitalismo impulsiona o consumo desenfreado. A felicidade está no que você tem,  mesmo que você nem use e nem seja algo necessário. Por exemplo, para que ter duas calças pretas de mesmo corte e tecido?  Porque trocar o seu carro por um automóvel do ano? É melhor comprar uma calça diferente com outro corte e de outra cor. Talvez se levar o carro na revisão ele fique novo em folha. O celular é mesmo para fazer contato ou para ostentar estilo de vida? 

A vida virtual é uma ilusão. Comprar algum objeto porque alguém que você segue nas redes sociais disse que "Não vive sem" é uma ideia capitalista. Bens de consumo sendo trocados anualmente como se fosse descartável é um ciclo vicioso. Lançou, comprou. 

Só porque você tem tal objeto não significa que seus problemas irão se resolver. A ilusão diz que sim. Existe pessoas que tentam suprir necessidades, ou fugir de situações, através de objetos e viagens inúteis. 

Outro exemplo, subir de carreira não depende da roupa ou sapato que você está usando. Os estudos, o relacionamento interpessoal e as conexões (o famoso QI = Quem indica) e que irão fazer a diferença. 

Não precisa abrir mão de tudo que você possui. Pode até comprar também. Porém, pense duas vezes, três se necessário, antes de comprar. Abrir espaços para coisas novas, tirando coisas que não usa mais, ou, simplesmente, abra espaços. 

Imagina o dinheiro que você irá poupar ou as dívidas que irá quitar e as dívidas que você não vai fazer? No final, o minimalismo é útil,  econômico, uma forma de viver melhor (sem tantas preocupações) e com mais igualdade.

Eu estou longe de ter uma vida minimalista, contudo, cada vez mais consciente das armadilhas do capitalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube