quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29 DE OUTUBRO: Dia Nacional do Livro - Homenagem e história do livro.

Hoje é comemorado o dia nacional do livro. Deixo aqui minha homenagem a esse objeto primordial para a escolha da minha profissão e para meu desenvolvimento como ser humano, e isso aos cinco anos. Pois é, foi com essa idade que descobri que poderia viajar conhecer e ser quem eu quiser sem sair de casa e graças a esses objetos com histórias eternizadas em papel em caneta, datilografado ou digitado passados de geração para geração. 

Foto: Hyasmin - Meus livros de literatura no chão (coitados)
Só não os mostro numa bela estande porque a estande não é bela. Quando comprar uma nova, mostro todos os meus livros. São muitos exemplares, a maioria infantil, terror e acadêmica, tenho poucos livros de fantasia e aventura.
O livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências.

Foram os egípcios que desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, suas fibras unidas em tiras serviam como superfície resistente para a escrita hieróglifa. Os rolos com os manuscritos chegavam a 20 metros de comprimento. O desenvolvimento do papiro deu-se em 2200 a.C e a palavra papiryrus, em latim, deu origem a palavra papel.

Nesse processo de evolução surgiu o pergaminho feito geralmente da pele de carneiro, que tornava os manuscritos enormes, e para cada livro era necessária a morte de vários animais.

O papel como conhecemos surgiu na China no início do século 2, através de um oficial da corte chinesa, a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. A técnica baseava-se no cozimento de fibras do líber - casca interior de certas árvores e arbustos - estendidas por martelos de madeira até se formar uma fina camada de fibras. Posteriormente, as fibras eram misturadas com água em uma caixa de madeira até se transformar numa pasta. Mas a invenção levou muito tempo até chegar ao Ocidente.

O papel é considerado o principal suporte para divulgação das informações e conhecimento humano. Dados históricos mostram que o papel foi muito difundido entre os árabes, e que foram eles os responsáveis pela instalação da primeira fábrica de papel na cidade de Játiva, Espanha, em 1150 após a invasão da Península Ibérica.

No final da Idade Média, a importância do papel cresceu com a expansão do comércio europeu e tornou-se produto essencial para a administração pública e para a divulgação literária.

Johann Gutenberg inventou o processo de impressão com caracteres móveis - a tipografia. Nascido, em 1397, da cidade de Mogúncia, Alemanha, trabalhava na Casa da Moeda onde aprendeu a arte de trabalhos em metal. Em 1428, Gutenberg parte para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de impressão. Segundo dados históricos, em 1442, foi impresso o primeiro exemplar em uma prensa.

O dia do livro é comemorado no dia 29 de outubro, porque nesta mesma data no ano de 1810, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico vindo da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc. Essa série de documentos fora transferida para um local: a Biblioteca Nacional do Livro, fundada pela coroa portuguesa.

Detalhe: Esse livro de capa preta (foto abaixo) é do autor Elia Kazam, ele faz uma literatura erótica, só que é tipo BEM erótico. A história de como consegui esse livro e como descobri ele, é muito engraçada e atípica. Conta aí? Já leram algum livro dele? Já leram esse? O que acharam?
Foto: Hyasmin (alguns livros que ficam na mesinha de computador, devido a falta de espaço)
Referências e fonte:

CALDEIRA, Cinderela. Do papiro ao papel manufaturado. Disponível em: <http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2002/espaco24out/vaipara.php?materia=0varia>. Data de acesso em 29 de outubro de 2015.

BARROS, Jussara De. "Dia Nacional do Livro "; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.html>. Acesso em 29 de outubro de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Youtube

Facebook

Pinterest

Instagram