terça-feira, 18 de agosto de 2015

Resenha de livro: Coleção Primeiro Amor-Parte 1

Olá, venho hoje mostrar parte da minha coleção dos livros "Primeiro Amor". Acho que toda menina, entre 11 e 12 anos, quando adolescente, já leu pelo menos um livrinho dessa coleção que é muito apaixonante. Se não leu ainda, corre que ainda dá tempo, porque histórias lindas e livros não têm idade. A coleção aborda o primeiro amor, descoberta do eu e a importância da amizade.
Foto: Hyasmin 
Esses são os livros. Estão bem velhinhos já, guardava sem muito cuidado, agora guardo com carinho para durar. Falarei deles em ordem de preferência. As histórias são típicos dramas adolescentes, só que irreais, e por esse motivo maravilhoso e contagiante, porque ao mesmo tempo em que parece impossível de acontecer, e super possível, e em algum momento nos identificamos por já ter vivido situação semelhante tipo: “Não pertenço a esse lugar”, “Todo dia me arrumo e fico linda, no dia que temos uma ocasião especial (tipo evento inesperado ou aquele (a) gatinho (a) que estamos interessados aparece de repente) estava com a pior roupa e o cabelo estava desgrenhado” ou “Meu signo é completamente incompatível com o seu”.

Alguns livros têm uma frase especial e impactante na capa, que descreve mais ou menos toda a história e sentimento da personagem principal. Nossas heroínas adolescentes. Primeiro é a minha resenha e depois a sinopse.

Jogos do amor – Elizabeth Chandler
“Alguns dizem que o amor é um jogo. E eu entreguei os pontos”.

Foto: Capa e contra--capa
Resenha: Conta a historia na perspectiva da Carly, uma ruiva simpática cheia de sardas, alta, atleta e que não sabe que é bonita. Ela tem uma amiga chamada Heather, que é bonita e sabe disso, mas é egoísta e tem a autoestima baixa e tenta o tempo todo ofuscar Carly, deixando-a para baixo (não lembro se intencionalmente): Toda vez que Carly começa a namorar, Heather rouba seus namorados. Eis que surge Jack Rider, um cara que toda menina se apaixonaria (Até eu!) e que se torna super amigo de Carly. Carly então arquiteta um plano infalível. Identifico-me muito com o jeito distraído e desastrado de Carly, acho que por isso é meu livro favorito da coleção.

Sinopse:
Alvo errado
Carly tem uma meta para este verão: arrumar um namorado... para a sua melhor amiga, Heather. E Heather não é nada feia: tem um corpo perfeito, cabelos sedosos, olhos cinza e penetrantes que conquistam qualquer garoto. O único problema é que ela não se interessa por qualquer cara: na verdade, ela só se apaixona pelos namorados de Carly! Eis que surge Jack Ryder, um gato que parece ser o par perfeito para Heather. Ele é inteligente, divertido e, para completar, superbonito! Parece que o plano de Carly dará certo: Heather se apaixonará por Jack e vai deixar o caminho livre... mas então por que Carly está se sentindo tão infeliz?

O amor pode esperar – Katherine Appegate

Foto: Capa e contra-capa
Pegue uma caixinha de lenços, chocolate, acomode-se num cantinho e prepare-se para chorar. Não reprima esse choro, porque essa história é a mais triste de todas. Se você amou “Um amor para recordar”, “Diário de uma paixão”, “A culpa e das estrelas” e “Eu, você e a garota que vai morrer” vai amar esse livro também.

Resenha: Sem palavras. Allison se apaixona por Sam, mas abre mão de seu primeiro amor em nome de outro amor: sua amizade por Isabella que está muito doente. O final é surpreendente e de doer o coração e deixar a voz embargada. Leiam. Se eu contar vou acabar falando o final.

Sinopse:
Entre o amor e a amizade
Para Alison, Sam Cody é irresistível: aquele belo rosto, os olhos penetrantes... Quando ele a convida para dançar no baile da escola, fica eufórica. Mas a alegria acaba quando descobre que sua melhor amiga, Isabella, também se apaixonou por Sam. Sofrendo de uma doença incurável, ela está para morrer. Diante desse facto, Alison se conforma e deseja que os últimos dias de Isabella sejam os melhores de sua vida... mesmo que ela e Sam tenham de esconder o seu amor. Mas será que eles podem guardar segredo de um sentimento tão forte?

Dez razões para amar – Liesa Abrams
“Eu sempre odiei sentimentalismo exagerados. Mas agora me apaixonei de verdade. E  o que é pior: por meu melhor amigo”.

Foto: Capa e contra-capa

Resenha: Érica é aquela garota rebelde. Odeia aqueles casaizinhos que vivem se agarrando em todo lugar e fazendo vozes de criança na frente de todos. Chama de MPA’s – Manifestações Públicas de Afeto. Cheia de certezas, acredita piamente que nunca será desse jeito: piegas. No entanto apaixona-se por um cara super sério do jeito que ela gosta. Mas estranhamente ela não consegue desviar sua atenção de como seu melhor amigo da vida trata a namorada. É muito engraçado o desfecho, apesar de óbvio vale a pena ler para ver  esses dois amigos muito engraçados.


Sinopse:
Namoro ou amizade?
Érica acha todo tipo de romantismo fútil e desnecessário. E ela tem certeza que jamais se renderá a uma paixonite aguda, mesmo gostando de Frank London, o sério e compenetrado editor do jornal da escola. Frank é o cara perfeito: inteligente, sério, maduro... e também não dá a mínima para bobagens do coração. Bem diferente de Paul, melhor amigo de Erica. Mas é com Paul que ela faz as coisas que ela mais gosta e sabe que ele a entende como ninguém. Será que na verdade Erica é uma romântica de plantão? Ou pior: será que está apaixonada – o mais sentimentalmente possível pelo seu melhor amigo?

Um verão Inesquecível – Elizabeth Craft]
“Eu tenho de conseguir Josh. Mesmo que para isso precise jogar sujo – com meu coração”.

Foto: Capa e contra-capa
Não resenha: Essa história é meio chata. Nem lembro direito. A personagem principal é meio antipática (não me identifiquei – risos).

Sinopse:
Loucuras de verão
Sara e Josh viveram uma paixão de verão arrebatadora. Só que as férias acabaram e é muito difícil eles voltarem a se ver. Mas o destino parece estar soprando a favor do casal e Sara se muda para a cidade de Josh. Porém, aquilo que parecia felicidade se transformou em um pesadelo: ela descobre que Josh tem namorada. Só lhe resta tentar conquistá-lo de qualquer maneira e seu amigo Tim precisa ajudá-la. O problema é que a ajuda confunde o coração de Sara. E agora, de quem ela gosta de verdade?

A coleção Primeiro Amor  foi lançada pela editora Ática e conta com 19 títulos que está esgotado nas livrarias e na editora, mas podem ser encontrados em sebos como Estante Virtual e Mercadolivre. O preço é muito bom, é bem barato. Só que muitos livros não existem mais no mercado, ou seja, vamos fazer campanha para a Editora Ática relançar esse sucessos adolescente

Achei essa dissertação de mestrado de 2010 denominada “A produção cultural juvenil e a contemporaneidade: a coleção Primeiro Amor” interessantíssimo da autora  Jesiane Marion Fernandes e orientadora Maria Tereza Amodeu que  explica o  fenômeno e conta um pouco da história e trajetória dos livros. Clique aqui para ler e baixar.

TÍTULOS
A garota dos meus sonhos – Cheryl Zach
A linguagem do amor – Kate Emburg
Confie em mim – Kieran Scott
Coração dividido – Janet Quin Harkin
Dez razões para amar – Liesa Abrams
Do jeito que eu sou – Lynn Mason (PDF)
Ensaio de um beijo – Elizabeth Bernard
Jogos do amor – Elizabeth Chandler
Juntos pra sempre – Cameron Dokey
Mais que um amigo – Elizabeth Winfrey
Meu primeiro namorado – Callie West
Meu suposto namorado –  Elizabeth Winfrey
Meus três namorados –  Alexis Page
O amor chegou de surpresa –  Arlynn Presser
O amor pode esperar –  Katherine Applegate
O presente do amor –  Diane Schwemm
O segredo de Malory –  Diane Namm
Só podia ser você –  Stephanie Doyer
Um verão inesquecível –  Elizabeth Craft  (PDF)


Beijos e até a próxima!

  

7 comentários:

  1. Li O amor pode esperar, e li Meu primeiro namorado, quando eu estava no fundamental. E relembrei deles dias ha trás....resultado: fucei a Internet inteira atrás de alguma alma bondosa que tivesse digitalizado eles. Mas não achei. Encontrei em um site para ler online....resultado: estou de cara inchada de chorar....amo demais a história da Al e do Sam. Sonho em um dia conseguir esses dois livros em algum sebo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina me abraça! O primeiro que eu li da coleção foi "A linguagem do amor". Sou apaixonada por esses livros. Mereciam uma nova edição para a juventude de hoje ler. Da uma olhada no sebo estante virtual,vi alguns lá. Obrigada, venha aqui mais vezes conversar comigo. Vou resenhar outros.

      Excluir
    2. Concordo. Deveriam mesmo. E digo mais, esse O amor pode esperar merecia um filme de tão bom.
      Fui olhar o Estante Virtual, e encontrei. Acho que esse mês ainda o compro.
      Voltarei sim. Parabéns pelo Blog.

      Excluir
    3. Eu sempre achei que um dia verei filmes sendo inspirados nessa coleção, porque são muito fofos e cheio de aprendizados. Faz um tempo que escrevi este post e de lá para cá comprei alguns outros títulos.

      Excluir
  2. Olá! Poderia me dizer onde encontro o livro Jogos do amor, O presente do amor e Confie em mim da Coleção primeiro amor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tenta no site Estante Virtual, lá tem um grupo grande de sebos que vendem online. Foi lá que consegui o meu livro O amor pode esperar da série Meu primeiro amor. Por serem livros antigos é mais dificil de achar em livrarias físcas.

      Excluir
    2. Ótima dica, Estante Virtual é um marketplace de sebos, isto é, uma livraria de livros usados. Você encontra uma quantidade muito grande de livros, inclusive livros raros.

      Excluir

Facebook

Pinterest

Youtube