segunda-feira, 8 de abril de 2024

Aluno especial de mestrado: Já ouviu falar?

Foto do banco de imagens "Nappy"
Oi, gente!

Vim compartilhar com vocês minha experiência  no mestrado como aluna especial que fiz no ano de 2022 (ou seja, postagem de relato mega atrasada). Logo adianto que o aluno especial é uma ótima forma de conhecer o mestrado que se pretende fazer, as obrigações são iguais ao aluno normal, o aluno especial tem direito a matrícula e precisa fazer todos os trabalhos e atividades. Muita gente faz, e quando passar no mestrado a matéria que foi realizada como aluna especial é aproveitada como créditos. 

O melhor de ser aluna especial é que se têm a chance de descobrir como são as aulas e ainda conseguir montar um projeto que tem mais chances de ser aprovado. Não é garantia de passar, porém quanto mais conhecimento se tem melhor.

O processo seletivo para entrar como aluna especial é simples, não tem prova, só analise do currículo lattes, carta de recomendação e documentos para matrícula. 

O professor que ministra a disciplina que seleciona os alunos. Eu fui aluna da Ciências Sociais, a disciplina que escolhi foi "Justiça distributiva e justiça cultural". Foi uma experiência muito proveitosa, o professor, Igor Machado, excelente. Li muito sobre modos de justiça, conheci autores como John Rawls, Robert Nozick, Quentin Skinner, Will Kymlicka (o livro "Ciudadania multicultural" eu li inteiro) etc, aprendi muito mais sobre feminismo e multiculturalismo. Além disso, apresentei dois seminários e escrevi um artigo. 

Mas ainda não sei se tentarei mestrado em Ciências Sociais. Para quem não se lembra eu faço letra português e sou formada em Comunicação Social Jornalismo. Espero que dê tudo certo. Ah, o aluno especial pode ser mestrado ou doutorado, se você já fez mestrado e se distanciou da faculdade por um tempo, tente o aluno especial para se reaproximar da faculdade. 

E você já fez aluno especial ou tem vontade de fazer?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Pinterest

Youtube