quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A terceira fase das farsa das redes sociais/youtube

Este é uma postagem daqueles que faço baseado em textos e o que venho observando ultimamente como telespectadora,  curiosa e estudiosa. Não tem teor científico. Nem quero julgar ninguém. Mas acho imprescindível compartilha com você um pensamento que tive. Tudo muito resumido. 

Tenho observando nas redes sociais e no youtube, como um todo, uma nova onda. 

Fases 
A primeira fase da rede social e, obviamente da internet, foi marcada pelo improviso: adaptação, câmera cybershot, opiniões doa a quem doer, humor e muita experimentação.

A segunda fase é a da perfeição,  comunicação e notícias rápidas. Muita edição de imagem, uso exagerado do Photoshop e equipamentos cada vez mais proximo dos profissionais aism redes sociais surgindo. Temos a aproximação com o público pela forma pessoa que informa e entretém e pela forma pessoa que se torna celebridade.

E, finalmente, chegamos a terceira fase. A fase do "quero polemizar",  pessoas que não sabem mais o que fazer ou dizer e falam sobre assuntos dos quais não tem domínio para ter views. Só tem discurso, mas suas atitudes não condizem com o posicionamento. Há também os que querem aparecer a qualquer custo. E os que fazem desabafo mostrando que a vida deles não é perfeita — apesar das viagens e luxos. 

Estes últimos parecem inofensivos e iguais a você (e realmente são) no entanto, cada palavra e movimento, até lágrimas, são calculados e muitas vezes roteirizados. Deixar, colocar ou retirar qualquer coisa de um vídeo é uma forma de manipulação da realidade. Um modo, que youtubers e "instagramers" encontraram, de mostrar apenas um olhar, de um único angulo, através de uma única pespectiva: das que lhe convén ou acha intessante. 



Os usuários da internet estão cada vez mais exigentes e críticos, as pessoas estão cada vez mais espertas em relação essas imagens "perfeitas" e histórias de ascesão e humildade ou daqueles que exploram sua história ou historias de outros para se beneficiar (existe isso em programas televisivos sensacionalistas há séculos).

O fim está próximo
O dia da saturação das imagens perfeitas está chegando e esses "influencers digitais" (acho este termo muito pretencioso), alguns induzidos por marketeiros, estão atentos sobre isso. E sempre dispostos a mudar para não sumirem. 
Não existe fase da internet boa ou ruim. Mas é preciso ficar em alerta para não caír nessas armadilhas. Fiquem atentos porque novas fases virão e hoje em dia está valendo tudo pelos likes



Um comentário:

Facebook

Pinterest

Youtube